6 de mar. de 2012

CRÍTICA - "Mulheres Ricas" deixa as telas, mas não deixa saudades

Por Pilão de Moraes


Não dá pra negar que "Mulheres Ricas" foi um grande sucesso. Maior até do que Band e Cuatro Cabezas esperavam.

Não dá pra negar que emissora e produtora foram muito competentes na divulgação do reality. A grande repercussão da atração nas redes sociais reflete justamente isto.

Não dá pra negar também que o tema "ricos e famosos" é e continuará à ser um grande foco de interesse do  público. O que move as pessoas para revistas e programas do genêro é algo um tanto além da curiosidade. Tem um "que" de fantasia, de sentir-se, nem que seja por alguns minutos, mais perto do mundo dos milionários .. tão distante da realidade cotidiana dos meros mortais.

Tudo muito bom, tudo muito bem. Mas o que explicaria então o melancólico final apresentado ontem, a baixa repercussão nas redes sociais e a inegável perda de fôlego (e de audiência) do reality do meio para o fim?

O tamanho da série pode ser um dos motivos.

Um programa como estes só funciona bem enquanto choca, surpreende. E fica muito díficil, praticamente impossível fazê-lo após 3 ou 4 capítulos. E foram 10 no total.

Esticar a duração do programa demandaria um roteiro mais elaborado ... algo como uma "novelinha", não um reality show. E mais .. exigiria, sobretudo, conteúdo.

Ai chegamos ao ponto: faltou conteúdo.

A proposta era boa, o tema bacana, a divulgação bem feita. Mas "Mulheres Ricas" não entregou ao telespectador aquilo que prometeu no início: revelar como vivem os milionários.

O que se viu foi um punhado de situações forçadas/arranjadas que denunciavam o caráter "reality-fake" da atração. Pior. A atuação sofrível das participantes em determinadas situações revelava a pouca intimidade das moças com o roteiro da atração.

Era pra ser alguma coisa entre documentário e reality show. Não foi uma coisa, nem outra. Nas palavras do Maurício Stycer: "um Zorra Total feito por atrizes amadoras".

Em que pese a ótima "atuação" de Narcisa Tamborindeguy.

Em que pese as boas risadas com as ironias de Valdirene Marchiori.

Poderia ser muito melhor, como já dissemos anteriormente.

Não deixa saudades.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...