28 de mai. de 2012

CRÍTICA: "Saturday Night Live" estréia com a dificil mensão de fazer humor sem bunda





Via Pilão de Moraes

O humor no Brasil mudou. E bastante. Eis ai o bom(?) e velho(ok) Casseta e Planeta que não nos deixa mentir. 

Mudou e cresceu de uma tal maneira que hoje há espaço não só para que um, mas dois programas do genêro desafiem a hegemonia do "Fantástico" nos domingos á noite. 

Quando o Pânico o fez parecia loucura. 

Quis o destino que, 9 anos depois, a mesma Rede TV! aceitasse novamente o desafio: lançar um humoristico no domingo á noite. E pior .. concorrendo agora contra sua própria criação: o Pânico. 

E começou muito bem com a escolha do horário (20:30): ao mesmo tempo que concorre com o Pânico, acaba servindo de "esquenta". Como geralmente a primeira hora do programa da Band é recheada de comerciais, é possível que o telespectador se divida entre os dois programas até as dez da noite. 

Boa! 

Mas foi a única bola dentro da noite. 

A imagem ao vivo estava longe, mas muito longe do padrão HD. 

O cenário. Deus, o que era aquilo? (quem se lembra do programa do Fabio Jr. na Record?) 

A abertura, recheada de ações comerciais, já conferia um certo tom "poluído" que se confirmou durante o programa. Um verdadeiro festival de "spams". 

É o preço que se paga pra ter Rafinha Bastos. 

Isto e um bom departamento jurídico, é claro. 

Mas verdade seja dita: o programa nem pegou assim tão pesado. Talvez a piada mais "aguda" tenha sido justamente com Luciana Gimenez, "primeira dama" da emissora.

Mas sim, Rafinha mencionou antigos desafetos como Ronaldo, Preta Gil .. sem citar no entanto o nome da cantora Wanessa. 

Nada também sobre Band ou CQC. 

Quem esperava um "Programa do Rafinha" acabou quebrando a cara. O elenco é bom, segura as pontas. 

Do mais, pode-se dizer que foi uma estréia "morna". A baixa audiência confirma esta tese.

Algumas esquetes tiveram uma pegada muito "Monty Python" e acabavam ficando um tanto "fora do lugar".  

Já o contéudo mais "internético" - vídeos curtos sobre um assunto pontual, algo que o Rafinha e tantos humoristas fazem a anos - se sairam bem melhor. 

A atração musical não "ornou". Só fez lembrar ainda mais o programa do Fabio Jr. Um verdadeiro alien no palco - papel aliás muito bem desempenhado por Marina Lima. 

No geral, nota 5. Espero ver mais ousadia nos próximos programas. E mais ousadia não quer dizer mais grosseria .. ok? 

O grande desafio deste projeto será sobretudo, "desacostumar" o público do jeito Pânico de fazer humor. E por jeito Pânico entendam .. bundas. Porque foi justamente assim que o Pânico começou seu embate com o SNL: "Prainha Gente Fina" neles. 

E ai o telespectador que zapeava entre os dois programas se perguntava: fico com o humor "inteligente" ou com a gostosa fazendo levantamento de peso? Eis a questão. 

Talvez Rede TV!, Rafinha e sua turma descubram, mais cedo ou mais tarde, que estão á gritar entre surdos. 


ps 1: ficou na cara que Dani Calabresa e Adnet cairiam como uma luva neste programa. A questão é: teria espaço pra todo mundo? A Rede TV! quis (e com razão). O Jornal apresentado por Rafinha tinha a cara do Furo MTV. 

ps2: tá na cara também que o programa tem o jeitão do Sabádo. Até mesmo a coisa da esquete já está mais assimilada pelo público via Zorra Total. Ou seja, seria muito mais fácil competir neste terreno. A comparação ficaria mais nítida ... 

ps3: depois da Comédia MTV, do SNL, do Pânico .. alguém mais vai fazer piada com o depoimento da Xuxa? Praça é Nossa, Zorra, Datena ... alguém?

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...