Neste final de semana tive a oportunidade de apreciar (ou não) o Piadaria, programa exibido pela Mix TV que estreou em 25 de agosto.
Pra ser curto e grosso: não gostei do que vi
Não dá pra dizer, no entanto, que o programa não seja afinado com o modus operandi da casa: a cópia.
Qualquer observador mais atento nota a gritante “semelhança” entre a Mix TV e MTV que vai muito além da sigla. Sua grade de programação em tudo faz lembrar a MTV dos Anos 90 (época em que a emissora era menos “cabeça” e mais musical): clipes de música, programas de namoro, VDJ’s gatinhas. No entanto, o “Piadaria” sofistica o mecanismo da cópia, já que se “inspira” em um programa atual: o “Quinta Categoria”. Sem falar no próprio nome que remete à outros produtos do humor como “Risadaria”, “Labutaria”.
Bem, independente de uma discussão mais ampla que leve em conta a “moda” do chamado humor “Humor de Improviso”, que teve como um dos seus precursores no Brasil o Márcio Ballas e pessoal do “É tudo Improviso” (algo importante de salientar), e mesmo a prática muito corriqueira no humor de copiar e se inspirar em modelos bem sucedidos, o “Piadaria” passa a incômoda impressão de ser uma cópia mal feita.
O elenco não se mostra à vontade com a linguagem do “Humor do Improviso” e por longos períodos não consegue sequer suscitar sorrisos, quanto mais gargalhadas. Em que pese a qualidade individual dos humoristas, com destaque para Rudy Landucci, que não consegue em nenhum momento se converter em qualidade de grupo.
“Se é pra copiar, copia direito porra”. Comparem:
Super concordei!
ResponderExcluir